terça-feira, 11 de março de 2014

2ª Brassagem - Cerveja Pilsen


Nesta segunda tentativa novos equipamentos foram adquiridos e maiores cuidados com a higiene do processo foram tomados (inclusive luvas, mascaras e toucas).

Ainda assim, dois erros acontecerem por lerdeza nossa, que foram adicionar o lúpulo antes do tempo devido e um primimg com quantidade de açúcar maior do que o devido. Este ultimo aconteceu por causa de uma falha no cálculo do volume do balde de fermentação (nunca fui bom em matemática).

Após 15 dias do priming resolvemos fazer o teste e o resultado foi...

Foi...

Muito BOM, principalmente por conta dos erros acima mencionados.

A cerveja ficou mais do que aceitável para a segunda tentativa.

A Pilsen teve uma ótima formação de espuma e que dura até o ultimo gole. O aroma ficou leve, um gosto levemente amargo, principalmente no retrogosto. Ficou encorpada, bem saborosa.

A quantidade de gás ficou muito alta. Ao abrir a garrafa parece que é uma Coca-Cola de tanta zoada e pressão do gás. Prejudica um pouco o paladar ao beber. Por ser uma Pilsen a cerveja deveria ter ficado mais clara e mais transparente. Apesar de não ter medido, o teor alcoólico ficou elevado, a cerveja está bem forte nesse ponto.

Ficou muito melhor do que qualquer Skol, Schin, Itaipavas e afins.

Nota: Daria um 6,0 se fosse uma cerveja de larga escala, mas em se tratando da segunda tentativa de um cervejeiro artesanal a nota final é 7,0.

Data da Avaliação: 10/03/2014

Produção de 13 litros.

Produtores: Gustavo, Ricardo (Boy), Dani, Vânia, Eduardo e Victor.




5 comentários:

  1. quanto é uma garrafa? Quero ser o primeiro cliente!

    ResponderExcluir
  2. Quando rola o amistoso de coité e feira ! ,Quero experimenta viu?

    ResponderExcluir
  3. Ahehhh, pelo jeito o erro virou acerto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Breno

    Ainda não atingimos esse nível !!! Um dia quem sabe...

    ResponderExcluir
  5. Ficou muito boa, me admirei com a espuma bem cremosa e duradoura o sabor forte e adocicado com um final amargo! Gostei de ter experimentado depois bebi uma itaipava e vi o quanto a cerveja artesanal, é saborosa é como comer uma comida caseira e depois uma enlatada, se é q posso fazer essa comparação! Parabéns Gustavo Peixoto Nunes ta chegando onde você queria!

    ResponderExcluir